No mercado do marketing digital, as mudanças são aceleradas e a concorrência cresce cada dia mais. Para evitar se perder no caminho e ficar para trás, as marcas precisam formular suas estratégias em campanhas com foco no futuro. Assim, o data-driven marketing pode ajudar.
Com uma cultura de data, as decisões da empresa são tomadas com base em dados coletados e tratados a partir das interações dos clientes com a marca.
Isso gera um melhor entendimento sobre o comportamento do público, além de uma experiência mais satisfatória para o cliente.
Dessa forma, o data-driven marketing é indispensável para negócios que visam uma inovação veloz e um desempenho otimizado. Continue a leitura para saber mais!
O que é data-driven marketing?
O data-driven marketing consiste em uma estratégia em que as decisões da empresa são tomadas a partir de análises de dados e estatísticas, e não por achismos e intuições.
Utilizando informações relevantes e mensuradas para entender melhor os consumidores, desde seus hábitos de compra até suas interações no meio online e offline, consegue-se elevar as métricas das campanhas. Isso possibilita ações mais precisas e eficazes.
Traduzido como marketing orientado por dados, o data-driven marketing, mais precisamente a cultura de data, está forjado em dados coletados e armazenados após atendimentos, compras e outras formas dos clientes interagirem com a empresa.
Dessa forma, as informações adquiridas e analisadas podem ser utilizadas no refinamento da atuação de todos os departamentos organizacionais, orientando tanto líderes como colaboradores.
Qual é a importância do data-driven marketing?
O data-driven marketing auxilia as empresas a conquistarem uma mudança na mentalidade de como conduzir os negócios. Ao adotarem a tecnologia para uma tomada de decisão mais estratégica, obtém-se:
- resultados mais confiáveis;
- capacitação de equipes;
- aprimoramento de processos;
- aumento da produtividade;
- experiências personalizadas para o público.
Portanto, baseando-se em dados, é possível obter insights relevantes sobre o target de uma campanha para a construção de mensagens e ações direcionadas, além de um funil de vendas mais estruturado.
O data-driven marketing também possibilita o estudo de tendências de mercado, tornando possível debates antecipados e testes orientados a uma cultura de inovação e transformação digital, favorecendo o desempenho diante da concorrência.
Como funciona o data-driven marketing?
O data-driven marketing funciona em uma ordem contínua de coleta, análise e aplicação de dados, visando auxiliar e otimizar as estratégias de marketing.
Confira alguns passos do processo:
- coleta de dados;
- armazenamento;
- tratamento e organização;
- análise;
- desenvolvimento e aplicação;
- ajustes e otimização.
Esses são exemplos clássicos de como funciona a sua abordagem. Com esse processo adaptado à realidade e aos objetivos individuais das organizações, consegue-se gerar valor de mercado e potencializar os resultados.
Quais são as 4 vantagens do data-driven marketing?
1. Ações bem direcionadas
O data-driven marketing auxilia as empresas a terem sua comunicação e publicidade direcionadas ao público correto, causando uma redução de custos em campanhas ineficazes e ações desnecessárias. Portanto, o investimento é otimizado.
2. Melhoria na experiência do cliente
Garantir que os consumidores estejam satisfeitos em toda a jornada de compra é fundamental para garantir experiências positivas que levam à fidelização.
Com a ajuda do data-driven marketing, é possível direcionar mensagens e produtos relevantes e personalizados. Além disso, agiliza o atendimento, favorecendo a satisfação do cliente.
3. Auxilia na criação de conteúdos úteis
Para criar e desenvolver conteúdos adequados, é preciso que a empresa conheça e entenda cada detalhe do seu target. Sem uma análise de dados, é como trilhar um caminho no escuro, sem qualquer embasamento.
Dessa forma, o data-driven marketing obtém informações do público-alvo, auxiliando na criação dos conteúdos úteis, facilitando a identificação para o compartilhamento espontâneo e para a divulgação da marca de forma orgânica.
Além disso, conteúdos que promovem alguma utilidade trazem credibilidade para a empresa, transmitindo maior confiança e autoridade no mercado.
4. Auxilia na tomada de decisões
O data-driven marketing auxilia as empresas a tomarem decisões mais precisas com base em informações verdadeiras e relevantes.
Ou seja, a abordagem baseada em dados permite uma análise detalhada de diferentes ângulos da esfera organizacional e do público, visando um caminho empresarial mais informado e ágil, destacando-se contra a concorrência.
Portanto, o data-driven marketing é um recurso estratégico que coleta e analisa informações a partir do comportamento do target e do mercado, maximizando os resultados das campanhas.
Gostou da leitura e quer ficar por dentro do assunto? Visite as redes sociais da OPL Digital para acompanhar as novidades. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.