O Smart Bidding (lances inteligentes) é um conjunto de estratégias eficientes que otimizam as campanhas publicitárias no meio digital.
Capaz de prever a probabilidade de sucesso, esse recurso aumenta os lances de maneira automática, visando maximizar o desempenho dos investimentos em anúncios e ações online.
Neste conteúdo, descubra o que é e como funciona o Smart Bidding de forma descomplicada. Continue a leitura!
O que é Smart Bidding?
O Smart Bidding é um conjunto de estratégias de lances automatizados do Google Ads que utiliza o aprendizado de máquinas para potencializar o alcance e os resultados. É uma abordagem mais avançada em comparação ao Google AdWords.
Os modelos de machine learning, alimentados por inteligência artificial, aprendem e melhoram sua performance com base nos dados e informações que consomem. Dessa forma, sua evolução é constante.
Por essa razão, a estratégia de Smart Bidding com IA oferece uma maneira mais eficiente de otimizar as campanhas e outras ações de marketing, auxiliando na escalabilidade das metas com redução de esforço manual das equipes.
Ao analisar dados de pesquisa e o comportamento dos usuários, é possível prever a probabilidade dos resultados positivos, aumentando os lances quando uma oportunidade se demonstrar mais favorável.
Como ele funciona?
A ferramenta trabalha com a personalização de campanhas para atingir a audiência correta. A coleta de dados é a chave para esse processo, reunindo e combinando uma infinidade de variáveis, como:
- investimentos;
- localização;
- histórico de cliques;
- idioma;
- sistemas operacionais;
- dados demográficos;
- navegadores.
Isso permite identificar padrões e prever o sucesso das ações implementadas, até mesmo em testes A/B. Com isso, a tomada de decisão torna-se mais informada e precisa.
No entanto, é necessário atenção ao construir sua estratégia. Todos os componentes da campanha precisam estar alinhados com o propósito estipulado. Páginas e conteúdo de anúncios, além de produtos e palavras-chave, podem influenciar os resultados da ferramenta.
Como utilizar o Smart Bidding na mídia programática?
Para utilizar o Smart Bidding na mídia programática é preciso entender as nuances das plataformas publicitárias e o comportamento do target. Além disso, traçar planejamentos completos com anúncios envolventes potencializa o ganho orgânico.
Com as ações definidas, escolha a plataforma que melhor se adequa aos objetivos impostos e crie a campanha desejada conforme o orçamento estipulado. Atente-se ao desempenho e monitore constantemente, ajustando quando necessário.
Para encontrar a melhor forma de usar a estratégia na mídia programática, o profissional não deve temer se arriscar, uma vez que experimentar novos caminhos é a chave para alcançar os melhores resultados.
Quais são as vantagens em utilizar Smart Bidding nas suas campanhas?
Aumento do tráfego
Com o uso das estratégias do Smart Bidding, os profissionais podem definir os lances de forma automática para conseguir o máximo de cliques possíveis, aumentando o tráfego.
Otimização em tempo real
Para o funcionamento do Smart Bidding, são utilizados algoritmos para ajustar os lances em tempo real a partir de diversos dados. Isso permite que as campanhas garantam uma otimização mais rápida e precisa.
Melhoria constante
Com o uso contínuo do Smart Bidding, ele aprende novos modelos e informações, melhorando os lances e estratégias e proporcionando um desempenho crescente e potencializado.
Quais são os desafios do Smart Bidding?
O uso do Smart Bidding no marketing promove diversas vantagens. Porém, para isso acontecer, é preciso enfrentar e ultrapassar alguns desafios, como:
- dados incompletos ou insuficientes;
- mudança no comportamento dos clientes;
- falta de confiança no recurso.
O aprendizado de máquina ajuda a superar alguns obstáculos, mas a equipe humana também precisa aprender continuamente.
Uma maneira de acelerar esse processo é confiando em um parceiro especializado em mídia programática. A OPL Digital oferece soluções inovadoras de mídia mobile, como:
- Search Target: busca e analisa dados do público-alvo;
- Estratégias do Google: facilita a segmentação do target de forma integrada com DV 360, Youtube Ads, Google Ads e Google Search;
- Geolocalização: capta dados geográficos dos clientes, traduzindo seus interesses e hábitos com históricos de até um ano de deslocamento.
O uso do Smart Bidding aliado às soluções da OPL podem transformar sua forma de fazer marketing. Conquiste novos horizontes com campanhas certeiras e otimizadas.
Gostou do conteúdo? Então, acesse nosso site para entender como podemos acelerar os resultados dos seus anúncios!
Créditos da imagem: Freepik