Na medida em que a transformação digital acelera de forma impressionante, muitas tendências surgem no cenário mundial. Uma delas, que recebeu muito destaque, é o Metaverso.
Embora seu conceito ainda não esteja totalmente definido, essa realidade virtual imersa na tecnologia oferece muitas oportunidades para empresas, tanto que diversas marcas renomadas nacionais e internacionais como Nike, Magazine Luiza, Gucci, Itaú, Renner e Stella Artois já marcam presença nesse ambiente e hospedam experiências por lá.
Para saber mais sobre o metaverso, como ele funciona, como ele é benéfico e impacta as estratégias de marketing, continue a leitura deste artigo!
O que é Metaverso?
A proposta do Metaverso é construir uma espécie de realidade virtual, um mundo paralelo no qual é possível ter experiências imersivas e inovadoras. O conceito está ligado a uma ideia de simulação da realidade, de modo que visa, inclusive, substituir a internet da forma como usamos e conhecemos.
O termo e a ideia do Metaverso surgiu na literatura, em um livro de 1992. A obra Snow Crash, de Neal Stephenson, se passa em um futuro distópico, no qual o personagem principal é um entregador de pizzas que se transforma em uma realidade paralela conhecida como Metaverso.
Baseado na ideia desenvolvida no livro, o termo ganhou popularidade nos dias de hoje, ainda que não exista consenso sobre o conceito.
Como ele funciona?
Como falamos, o Metaverso é uma ideia ainda em construção. No entanto, o que se sabe é que ele opera como um mundo paralelo virtual, no qual as pessoas agem por meio de avatares.
Esses avatares, comandados por pessoas “reais”, realizam atividades cotidianas e tem uma “vida” nesse ambiente. Nesse sentido, uma pessoa pode ter uma vivência totalmente diferente no Metaverso do que a que tem na realidade fora dele e participar de uma série de atividades e experiências, como as propostas por marcas.
Como o metaverso impacta o marketing?
O potencial do Metaverso em relação ao marketing reside em todas as experiências, interações, simulações e propostas diferentes que marcas podem fazer nesse ambiente multifuncional onde, aparentemente, não há limites.
São muitas as possibilidades e ferramentas que podem ser usadas que fogem do tradicional e das limitações da realidade prática.
Dentre as muitas oportunidades que existem para as marcas no Metaverso, destacamos as principais a seguir. Acompanhe!
Experiências imersivas
Proporcionar uma jornada de experimentação e simulação de branding imersiva no universo ou em relação a um produto, ou serviço é uma das maiores apostas de marcas nessa plataforma.
Com o apoio de tecnologias como Realidade Virtual e Realidade Aumentada, marcas usam recursos e fazem parcerias com empresas de jogos para criar experiências interativas.
A marca de tênis Vans se uniu com a plataforma de jogos Roblox para criar um universo da empresa no Metaverso, no qual usuários podem criar seus próprios tênis e fazer compras.
Criação de conteúdo colaborativo
As interações entre marcas e seus consumidores podem ser aprofundadas no Metaverso, de modo que muitas empresas estão apostando na criação de conteúdo gerado pelo próprio usuário, com base em seus interesses e no que compartilham.
Vivências inovadoras
Até onde se sabe, tudo é possível no Metaverso. Escalar o Himalaia, caminhar pelas areias do Deserto do Sahara ou subir a Torre Eiffel.
Por conta do alcance ilimitado da tecnologia e o que ela pode proporcionar, marcas podem criar experiências realmente impensáveis para seus clientes. Com isso, existe a chance e o espaço de inovar e se destacar, oferecendo todo tipo de interação.
Aprofundamento da jornada do cliente
Se aproximar do usuário é mais fácil por meio do Metaverso, uma vez que ele está totalmente conectado à marca via experiências imersivas. Nesse sentido, há uma boa oportunidade de usar dados e gerenciar as interações de modo a mapear com maior exatidão a jornada do cliente.
Com isso, empresas podem aprender mais sobre seu comportamento, preferências e desejos, e usar esse conhecimento para acelerar a jornada e até mesmo criar novos serviços e produtos.
Apesar de ser uma aposta, o Metaverso parece ser uma realidade que veio para ficar e promete transformar a forma como marcas se posicionam e interagem com seu público. Com as pessoas cada vez mais conectadas no mundo virtual por meio de vários dispositivos, podemos perceber que o potencial desse ambiente e as oportunidades que ele oferece para o marketing são tão amplas quanto seu universo ilimitado.
Gostou do conteúdo? Se sim, aproveite para nos seguir nas nossas redes sociais e acompanhar nossas novidades e postagens por lá. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!