Em meio ao seu imenso universo de tecnologias, a transformação digital vem revolucionando os mais variados mercados, tanto nas operações internas de um negócio como no seu relacionamento com o público.
Nesse cenário, um PWA pode oferecer diversos benefícios tanto para o negócio quanto para o consumidor, especialmente diante da expansão mobile. Ainda não conhece esse recurso? Então continue conosco!
A seguir, abordaremos os principais detalhes dessa tendência e como ela pode contribuir para otimização dos seus resultados. Boa leitura!
O que é PWA?
Um Progressive Web App — PWA, ou Aplicativos Web Progressivos, como pode ser traduzido para o português, é uma aplicação web desenvolvida para oferecer recursos de apps nativos em navegadores web comuns.
O conceito envolve o uso de tecnologias da web, em combinação com funcionalidades acessíveis em aplicativos móveis. Por exemplo, utilizar a versão web do Spotify por meio de um navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox, sem a necessidade de qualquer instalação adicional.
Resumindo, você pode pensar em um PWA como um site construído com tecnologias da web, porém que oferece aos usuários uma experiência semelhante a de um aplicativo móvel.
Como um Progressive Web App funciona?
Considerando a perspectiva do usuário, o PWA é uma ferramenta de funcionamento simples: basta acessar a URL desejada e usufruir dos recursos fornecidos pela plataforma. Você pode fazer isso do computador ou do navegador no seu dispositivo móvel.
Ao contrário do que muitos podem imaginar, um PWA costuma ter um desempenho superior ao de um aplicativo nativo, exigindo muito menos dos dispositivos para ser rodado.
Além disso, as versões mais atualizadas de alguns navegadores contam com alguns recursos que tornam essa experiência ainda mais interessante, como notificações push mesmo com o navegador fechado e funcionamento de serviços em segundo plano sem prejudicar a aplicação principal.
Para as empresas, também há um ganho importante no seu processo criativo, pois o desenvolvimento de aplicativos por norma sofrem muitas limitações para adequar-se às regras definidas pelas lojas de aplicativos, Google Play e App Store.
Assim, o PWA representa uma alternativa menos complexa e mais econômica para trabalhar com a sua base de clientes.
Quais as principais características de um PWA?
Assim como qualquer tecnologia, os PWAs possuem características que definem a sua metodologia de funcionamento. A primeira delas é a responsividade. Um site PWA é programado para se adequar automaticamente a todos os tipos de dispositivos: smartphones, tablets e desktops.
Outro ponto que merece destaque é a sua capacidade de funcionamento offline. Sites PWA permitem que seus usuários tenham acesso às principais funcionalidades da aplicação, sem que estejam necessariamente conectados em uma rede ou uma conexão de baixa qualidade.
Como mencionado, o layout e recursos dos PWAs é bem semelhante aos aplicativos nativos. E eles contam com um sistema de atualização recorrente em segundo plano.
Os PWAs permitem o compartilhamento de links e contam com a segurança da criptografia na conexão de dados HTTPS.
Quais vantagens oferecidas por esse sistema?
Acessibilidade, alcance, experiência de uso. Aplicações do tipo Progressive Web App podem trazer inúmeros benefícios para empresas e clientes, estimulando-os a fortalecer o seu relacionamento. Ao investir nesse formato, a empresa ainda terá como pontos positivos:
- economia de custos;
- menos esforços com o desenvolvimento;
- mais chances de aparecer nos mecanismos de busca;
- recursos semelhantes aos apps nativos;
- bom desempenho na experiência do usuário.
Como e quando criar um PWA?
Ao pensar no processo de criação de um PWA, a primeira coisa que se deve ter em mente é que não existe uma fórmula mágica para ser replicada em todos os tipos de negócio. Mas, alguns fatores são determinantes para o sucesso de qualquer estratégia empresarial.
Por exemplo, a escolha dos desenvolvedores e o uso das tecnologias mais adequadas para o seu projeto. É preciso ter clareza sobre as necessidades do negócio para tomar decisões assertivas sobre a criação do PWA.
De modo geral, um bom momento para investir nesse recurso é quando a empresa decide disponibilizar seus serviços por meio de um aplicativo. Assim, o PWA será um ótimo complemento para uma experiência satisfatória.
No mais, o sistema também é positivo para empresas que já operam com um aplicativo, e chegaram à conclusão que seria interessante ampliar a acessibilidade dos usuários, garantindo sobretudo uma interação mais simples e ágil.
Na corrida pela inovação e satisfação do consumidor, o PWA se mostra como uma alternativa com grande potencial para gerar vantagens competitivas a qualquer negócio, independente do seu tamanho ou área de atuação. Os PWAs podem ser um ótimo complemento para uma audiência mais engajada.
Gostou de conhecer um pouco sobre o Progressive Web App? Para continuar por dentro de todas as novidades do mercado, siga e acompanhe nossos perfis nas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Instagram.