Diante de um mercado cada vez mais competitivo, oferecer uma experiência personalizada é um dos pontos mais relevantes para os negócios que desejam se destacar.
No entanto, decifrar os hábitos e comportamentos dos consumidores é uma tarefa um tanto complexa, especialmente porque eles não possuem uma jornada de compra linear. É aí que uma novidade poderosa entra em cena: o Behavioral Targeting.
Continue a leitura para entender melhor esse conceito e como se beneficiar das vantagens por eles geradas!
O que é Behavioral Targeting?
O Behavioral Targeting ou segmentação comportamental, é uma estratégia desenvolvida para que as empresas possam entender o seu público-alvo e, a partir disso, construir campanhas de comunicação personalizadas e assertivas.
O objetivo é aproximar a marca dos seus potenciais clientes, a partir de uma atuação totalmente alinhada com o interesse dessas pessoas. Com o apoio do Behavioral Targeting, é possível responder questões como:
- O que o seu público procura?
- Qual o melhor tom de voz para levar sua mensagem?
- Como motivar essas pessoas a uma interação?
- Quais os canais de comunicação mais efetivos para se relacionar com elas?
No mundo do marketing digital, muito se fala sobre a segmentação de clientes por sexo, idade, localização, trabalho, mas entender o perfil e hábitos de consumo da sua audiência é uma peça-chave para posicionar sua empresa à frente da concorrência.
Em um cenário onde há muita oferta de um mesmo produto ou serviço, o apelo sentimental e pessoal é o que assegura experiências únicas, e possibilita que a sua marca permaneça na memória desses consumidores.
O Behavioral Targeting é a solução que ajuda você a sair do senso comum, pensar de maneira inovadora e oferecer produtos e serviços altamente específicos, alinhados com os traços de comportamento da clientela.
Como ele funciona?
O funcionamento do Behavioral Targeting tem como princípio a coleta de dados do usuário a partir de fontes diversificadas, como sites visitados com maior frequência, o histórico de interações desse consumidor com a marca, entre outros vestígios que o público deixa nos ambientes virtuais.
A partir dessas análises, a empresa pode criar anúncios relevantes para cada cliente, aumentando as taxas de cliques e o potencial interesse nas campanhas de marketing.
Toda essa mágica acontece graças a um sistema relativamente conhecido, que fica nos navegadores dos dispositivos: o arquivo cookie. Ele dá o pontapé inicial na corrida pelo entendimento do que as pessoas procuram e como elas gostam de ser tratadas.
Entretanto, a coleta de dados pode acontecer de outras formas. Por exemplo, ao aceitar os termos de uso de um site ou aplicativo, o usuário também está disponibilizando informações sobre ele.
Mas atenção. Para a empresa conseguir transformar esse grande volume de dados em insights relevantes e executáveis é preciso contar com algumas tecnologias adicionais.
Por que apostar no Behavioral Targeting?
Empresas que reconhecem e recompensam atributos relevantes da identidade do seu consumidor estão muito mais propensas a fechar negócio e nutrir um relacionamento próximo e leal com esse público.
No mercado atual, o Behavioral Targeting é um dos mecanismos mais eficientes para reter e aumentar o ciclo de vida dos clientes junto à marca.
Confira, a seguir, 3 vantagens de utilizá-lo em uma estratégia de marketing digital.
1. Segmentações assertivas
O Behavioral Targeting é orientado por informações que o próprio usuários fornece sobre suas preferências. Com esse histórico, a empresa consegue identificar suas características enquanto indivíduo.
Nesse cenário, um detalhe que jamais pode ser ignorado é que, mesmo em uma audiência selecionada, as pessoas apresentam diferentes perfis. E é muito importante suprir essa diversidade.
Não é porque um grupo de pessoas têm interesse nos seus produtos ou serviços, por exemplo, que todas elas gostam de ser abordadas da mesma forma.
É preciso ter habilidade para lidar com isso e direcionar melhor o posicionamento da marca perante seus clientes. O Behavioral Targeting é a ferramenta que garante essa segmentação acertada, considerando os hábitos e características.
Uma estratégia baseada na análise comportamental é sinônimo de maior precisão nas ofertas, timing certo para divulgar produtos, bem como da compreensão dos produtos ou serviços preferidos do seu público.
2. Maior envolvimento dos usuários com o anúncio
Quando o perfil comportamental do público-alvo é considerado no desenvolvimento das campanhas, a tendência é que os anúncios geram a sensação de que foram feitos para aquela pessoa, aumentando o seu interesse e confiança. Assim, elas ficam mais dispostas a se envolver com o seu conteúdo.
No caso de anúncios de um clique, por exemplo, as chances desse espectador clicar e avançar pela sua jornada de interesse são muito maiores do que nos anúncios sem esse grau de personalização, sem nenhum apelo relevante.
3. Campanhas personalizadas
A personalização de campanhas é o principal motivo do Behavioral Targeting existir. Seu objetivo é permitir que os gestores entendam o que os consumidores esperam encontrar na sua relação com a marca.
Quando a estratégia é implementada corretamente, a empresa tem uma visão ampla e precisa não apenas para direcionar as campanhas de marketing. Ela também influencia na tomada de decisões sobre investimentos e aplicabilidade de recursos.
Além disso, esse processo de aprendizado se mantém em um ciclo contínuo. À medida que a empresa executa ações personalizadas e os usuários se envolvem com esses anúncios, ela também obtém mais feedback sobre a maneira correta de abordar as pessoas.
A partir das informações coletadas no Behavioral Targeting é possível, por exemplo, enviar notificações push sobre os novos lançamentos da sua marca, promoções ou lembretes para motivá-los a finalizar seu carrinho de compras. Tudo isso dentro de um tom muito pessoal.
No Behavioral Targeting você utiliza dados concretos, extraídos das ações de cada indivíduo. Esse é o segredo para garantir o máximo de personalização em toda a jornada do usuário.
Ainda, considerando que as necessidades e preferências das pessoas estão constantemente mudando, a segmentação comportamental representa a ponte para que o negócio se mantenha sempre atualizado.
A solução de Behavioral Targeting da OPL
Como mencionado, o Behavioral Targeting assegura grandes vantagens competitivas para a performance empresarial. No entanto, é preciso investir em recursos tecnológicos específicos para a estratégia ser bem-sucedida.
Esse é um dos segredos para uma segmentação segura, eficiente e com dados de alta qualidade para suas campanhas. Afinal, a navegação nos apps, sites e ambientes online gera muitas informações relevantes. É preciso saber aproveitá-las.
O App/Web Behavior da OPL Digital é a ferramenta ideal para ajudar você nessa missão. Voltado ao aprimoramento do trabalho de segmentação, o App Behavior utiliza a frequência e hábitos de consumo de aplicativos e sites nos smartphones para impactar quem realmente faz sentido.
Além do App Behavior, a OPL Digital também oferece outras soluções de mídia mobile, que podem ser aplicadas de forma integrada e garantir resultados ainda melhores.
Viu como o Behavioral Targeting é a chave para uma segmentação altamente qualificada e o desenvolvimento de um marketing certeiro em todos os pontos de contato com o consumidor?
Entender o perfil comportamental da sua audiência é fundamental não apenas para aprimorar suas campanhas, mas também otimizar a qualidade da entrega e os níveis de satisfação.
Gostou da dica? Então, aproveite para visitar o site da OPL e conhecer as soluções inteligentes que vão levar o seu negócio ao próximo patamar!