No universo da publicidade digital, a mídia programática oferece às marcas uma ótima oportunidade para potencializar o resultado de suas campanhas com o apoio da inteligência de dados e da tecnologia.
Além dos recursos que fazem parte dessa estratégia, existem ferramentas que podem avançar ainda mais a precisão dos anúncios, como o DMP e o DSP. Enquanto o DMP gerencia dados relacionados à audiência e auxilia na segmentação, o DSP atua na automação dos anúncios.
Continue lendo este post para entender mais a fundo esses conceitos e sua importância para aprimorar o desempenho das campanhas. Acompanhe!
O que é DSP?
DSP é a sigla para Demand Side Platform, ou seja, plataforma do lado da demanda. Trata-se de um software utilizado para agilizar e automatizar a compra de anúncios para mídia programática. Nele, empresas conseguem analisar os anúncios disponíveis e fazer um lance pelo espaço em tempo real.
A vantagem de usar essa ferramenta é otimizar todo o processo de decisão na compra de anúncios e da negociação. O anunciante define, na plataforma, dados como:
- público;
- objetivos;
- orçamento.
Então, o sistema faz uma busca, selecionando os espaços de mídia mais adequados para o cliente.
Ainda, o sistema DSP mostra para o cliente opções de negociação e ele mesmo realiza e gerencia os lances. No fim, a plataforma também se encarrega de publicar os anúncios nos espaços escolhidos.
O que é DMP?
O DMP é a sigla para Data Management Platform – plataforma de gerenciamento de dados, em português.
Sua função é auxiliar os clientes a planejar as campanhas de mídia programática, definindo estratégias com base em dados. Isso é possível, pois as DMPs armazenam e coletam insights, mapeiam o comportamento dos usuários e concentram uma série de dados relevantes.
Essas informações são, então, utilizadas pelas marcas para apoiar as tomadas de decisão, segmentar melhor o público e realizar uma série de ajustes para melhorar a performance e o direcionamento de suas campanhas.
Por que utilizar DMP e DSP nas suas campanhas?
Como vimos, tanto a DSP como a DMP são ferramentas indispensáveis para que campanhas de mídia programática tenham um bom desempenho e aproveitamento. O uso dessas duas plataformas é, nesse sentido, complementar.
As DMPs fornecem dados para as DSPs, possibilitando que gestores usem os insights para gerenciar seus anúncios e fazer negociações produtivas.
Por isso, embora as duas plataformas funcionem de forma distinta e tenham diferentes funções, ambas trabalham em conjunto para potencializar os resultados das campanhas. Vale dizer que elas são independentes e operam de forma autônoma, de modo que uma não está atrelada a outra. Elas tampouco dependem uma da outra para funcionar.
Logo, não se trata de escolher uma ou outra, mas sim entender que você terá um melhor aproveitamento de uma DSP se usar uma ferramenta alimentada com dados fornecidos por uma DMP.
Com a DMP e a DSP atuando em conjunto, a empresa ganha mais agilidade na sua operação de mídia programática e pode apostar em uma estratégia mais completa e embasada.
Isso porque com os dados disponibilizados na DMP, é possível:
- aprofundar conhecimentos sobre o público-alvo e a compra programática;
- cruzar informações com outras fontes;
- amplificar o detalhamento sobre sua audiência e seu comportamento.
Com isso, é mais fácil aprimorar a qualidade da segmentação, direcionando seus anúncios para pessoas com real interesse na sua marca e nos seus produtos — o que colabora para aumentar as chances de conversões.
Para comprar e gerenciar mídia em tempo real e com foco em resultados é mais produtivo e assertivo com o suporte das ferramentas DSP e DMP. Não é à toa que essa é a principal decisão dos maiores anunciantes do mercado, que visam:
- elevar o ROI;
- maximizar o aproveitamento de suas campanhas;
- garantir que seus anúncios sejam encaminhados para o público certo e na hora certa.
Se você também quer potenciar o desempenho de suas campanhas e atingir objetivos, conte com a OPL Digital nessa missão! Somos uma plataforma de mídia mobile 360º com o portfólio de soluções mais completo do mercado para a veiculação de campanhas de mídia programática.
Temos DSP e DMP próprias e, além disso, apoiamos nossos clientes em suas campanhas assegurando recursos de Brand Safety, Auditoria e Verificação Independente, tudo 100% em conformidade com a LGPD.
Conheça agora mesmo as nossas soluções e conte com um parceiro que vai elaborar uma estratégia única e bem-sucedida para sua marca, selecionando os melhores canais e formatos e garantindo Viewability.