Datas comemorativas são excelentes oportunidades para movimentar o comércio. Dentre elas, existe a Black Friday, importada pelo varejo brasileiro, que faz mais sucesso a cada ano.
A Black Friday é um período marcado por grandes descontos, em lojas físicas e virtuais. Sua adesão é tanta que, nos últimos anos, tornou-se uma das principais épocas para o comércio brasileiro. Em 2021, mesmo com os reflexos da crise econômica e da pandemia, o faturamento do e-commerce cresceu 5,8%, rendendo R$ 5,4 bilhões para as lojas online nacionais.
Por esses motivos, sua empresa não pode ficar de fora e precisa criar uma campanha Black Friday. Além da oportunidade de impulsionar vendas, a data costuma atrair muito a atenção dos consumidores, logo, é uma boa chance de apostar em estratégias para o fortalecimento da sua marca.
Neste post, você vai conferir dicas e práticas que te ajudarão a tirar o máximo de proveito dessa data, e entender como a mídia programática colabora para o aumento de vendas. Acompanhe!
Como a mídia programática ajuda a impulsionar vendas durante a Black Friday?
A mídia programática é um processo que conta com a automatização da compra de anúncios em espaços publicitários digitais. Ao investir nessa estratégia, uma marca divulga suas ofertas em sites, aplicativos, vídeos e em outros locais na internet de forma eficaz e inteligente.
Em um período como a Black Friday, a mídia programática é uma excelente aliada para impulsionar vendas. Confira, a seguir, recursos que profissionais de marketing podem usar para tirar ainda mais proveito desse período!
Anúncios, ofertas e formatos customizados
Antes e durante o período das campanhas de Black Friday, diversos consumidores começam a fazer pesquisas pela internet, mapeando preços e avaliando oportunidades. É por meio da análise desse histórico de navegação que clientes revelam seus interesses, demandas e desejos.
Logo, usar esse conhecimento para impactar pessoas com anúncios customizados é uma maneira efetiva de engajar e convencer o público a conferir produtos e serviços da sua marca.
Da mesma forma que é possível moldar o conteúdo da oferta conforme a demanda do público, as empresas têm a chance de usar dados para personalizar os formatos dos anúncios.
Ao trabalhar essa base de leads, pode-se entender a melhor forma de compartilhar os lançamentos e promoções da marca, seja por:
- SMS;
- redes sociais;
- e-mail marketing;
- outros formatos relevantes.
Aplica dados de navegação a seu favor
Como comentamos, durante as semanas que antecedem a Black Friday, os dados gerados na internet, redes sociais e buscadores falam muito sobre tendências de compras e comportamento do público. Nesse ponto, a mídia programática é uma estratégia certeira.
Nesse serviço, soluções especializadas conseguem cruzar dados e saber mais sobre dias da semana, horários e regiões de maior busca, bem como os produtos pesquisados. Isso provê empresas de informação qualificada que permite a personalização de ofertas e disparo assertivo de anúncios.
Impacta o público no formato, rede e momento mais adequado
Nessa época, são muitas as empresas que investem simultaneamente em uma campanha de Black Friday. Logo, o desafio é fisgar o consumidor, passando para ele a ideia de que sua oferta é exclusiva e que ele precisa aproveitar essa chance quanto antes. Esse processo se facilita com a mídia programática.
Afinal, com base em dados, é possível encontrar maneiras de impactar o cliente no momento em que ele busca por algo, atingindo-o no momento certo, canal ideal e com a abordagem adequada. Desse modo, sua empresa se destaca das demais e tem mais sucesso na hora de instigar o público, o que se reverte em mais vendas.
Como tirar melhor proveito da estratégia nesta data?
Como você pode perceber, a mídia programática é uma estratégia que você deve considerar para sua campanha de Black Friday, pois ela permite determinar o melhor horário, lugar e público para exibir seus anúncios, de forma otimizada e inteligente.
Acompanhe, a seguir, dicas que contribuirão para potencializar ainda mais seu posicionamento na Black Friday com o suporte dessa tática.
Aposte em mobile marketing
Não é novidade que o público brasileiro vive conectado na internet via dispositivos móveis. Conforme o relatório State of Mobile 2022, publicado pela AppAnnie, o Brasil lidera o ranking de horas por dia no celular. Ou seja, em todo mundo, os brasileiros são os que mais passam horas em um só dia no celular.
Ainda nesse tema, as transações mobile aumentaram muito nos últimos anos. Uma pesquisa realizada pela MeSeems/MindMiners mostrou que 62% dos usuários fazem compras exclusivamente pelo smartphone.
O aumento das compras pelo celular abre um alerta para empresários sobre a necessidade de investir em mobile marketing. No fim das contas, se marcas desejam impactar seus clientes e gerar mais vendas, elas precisam encontrá-lo e entregar conteúdo e ofertas onde ele está e, certamente, essas pessoas estão conectadas a seus celulares.
Atenção ao brand safety
A Black Friday é uma época de um enorme aumento nas transações, o que levanta suspeitas sobre golpes, fraudes e anúncios falsos. O cliente está mais atento a esses detalhes e preza pela segurança dos seus dados.
Anúncios em sites que parecem inseguros e processos que levantem suspeitas por serem complexos e frágeis podem colocar seu público para correr.
Planeje anúncios customizados
Uma boa campanha de Black Friday exige planejamento. Primeiramente, os lojistas precisam definir os produtos ou serviços que desejam promover durante o período, avaliando logística, estoque, entre outros detalhes.
Em seguida, pode-se usar dados gerados pelas pessoas que visitaram a loja para segmentar o público e criar anúncios personalizados para cada grupo. Dessa maneira, você estabelece uma comunicação mais objetiva e com maiores chances de conversão.
Conheça bem seu público
A segmentação do público é um passo essencial para se trabalhar com mídia programática, especialmente em momentos de grande repercussão como a Black Friday.
Tudo começa com um mapeamento detalhado do público-alvo e das suas personas, a fim de conhecer detalhes sobre seu perfil. Procure saber mais sobre quem seria seu cliente ideal e pense em questões como:
- O que essa pessoa busca?
- Quais são suas dores e sonhos?
- Em que região do país ela mora e em que faixa etária se encaixa?
Junte dados sociodemográficos e comportamentais para traçar um perfil completo de suas personas e depois partir para a segmentação.
Ao segmentar seu público, você consegue direcionar anúncios e ofertas de forma mais efetiva considerando o que tem melhor aceitação ou penetração com determinados grupos, localidades e interesses.
Conte com um parceiro com expertise no mercado
Não deixe de alavancar oportunidades de vendas durante a Black Friday. Para maximizar resultados, além de boas práticas, considere contar com o suporte de um parceiro experiente em mídia programática, como a OPL.
A OPL é uma plataforma de mídia mobile especializada em planejar e executar campanhas, contando com dados, tecnologia, segmentação e amplo portfólio de soluções como:
- Geolocalização;
- WhatsApp e SMS;
- Store Visits, que permite mapear os visitantes de um ponto de venda físico.;
- Wi-Fi Ads, que impactam o consumidor quando ele está conectado a uma rede Wi-Fi.
A Black Friday é uma época especial para movimentar seu e-commerce. Não deixe de se planejar para essa data e explorar uma estratégia de mídia programática de modo a maximizar resultados e ganhar visibilidade.
Se você está interessado em incrementar sua estratégia para esse período, conheça as soluções de mídia programática da OPL Digital e saiba como podemos ajudá-lo!