Ter um perfil mais detalhado sobre os consumidores é um dos principais ativos que uma empresa pode ter na atualidade. Afinal, à medida que você enxerga com clareza as dores e preferências do público, aumenta-se a probabilidade de tomar decisões mais assertivas.
Nesse cenário, um recurso não pode faltar nas estratégias de comunicação e processos internos do negócio: os Dados First Party.
Para conhecer as vantagens de implementar essa solução nas suas campanhas de mídia, siga a leitura do artigo!
O que são os Dados First Party?
Os Dados First Party, também conhecidos como dados primários, são as informações obtidas pela empresa sobre seus consumidores.
A mágica acontece por meio das interações da marca com os usuários nos seus canais de comunicação — site corporativo, aplicativo, redes sociais, entre outros meios que gerem registros sobre o comportamento de navegação dessas pessoas.
Ao trabalhar com o First Party Data a empresa consegue realizar uma análise muito mais profunda sobre o público-alvo e, consequentemente, ter melhores insights para personalização das estratégias de marketing.
Como funcionam os Dados First Party em campanhas de mídia?
O impacto dos Dados First Party nas campanhas de mídia de uma empresa pode ser percebido em duas grandes frentes.
A primeira delas é o alcance de uma segmentação bastante precisa, já que é possível conhecer melhor as particularidades da sua audiência. Logo, a relevância das mensagens enviadas a cada grupo específico de usuários também é maior.
Outro ponto relevante é que, a partir dos Dados First Party, as empresas conseguem estabelecer suas próprias métricas para mensurar resultados, garantindo mais eficiência ao medir o desempenho de cada campanha de mídia.
Esse rastreamento também gera agilidade no tempo de resposta diante da necessidade de qualquer otimização. Os Dados First Party são uma peça-chave para garantir o alinhamento dos esforços de marketing com a conquista dos objetivos da empresa.
Quais são as vantagens para as estratégias das marcas?
Primeiramente, não há como falar em vantagens dos Dados First Party sem abordar a confiança e a qualidade das informações disponibilizadas.
Isso acontece porque a coleta de dados é feita diretamente dos usuários, sem a interferência de terceiros. Assim, a empresa consegue estabelecer uma compreensão bem mais sólida sobre as preferências e comportamentos do seu público-alvo, garantindo uma segmentação precisa e personalizada.
Além disso, a experiência do usuário é mais um ponto de destaque que a estratégia proporciona. Ao utilizar a inteligência do first party data a empresa consegue fornecer recomendações relevantes para os seus usuários individualmente.
O processo demonstra que, mesmo dentro de uma base segmentada, ela consegue entender as preferências dessas pessoas e garantir experiências únicas nas suas abordagens. Isso fortalece o engajamento de cada potencial cliente com a marca e estimula sua fidelização.
As campanhas se tornam mais certeiras, a empresa consegue insights precisos sobre aquilo que é preciso melhorar no seus produtos e serviços, sem deixar de mencionar a proteção dessa base de dados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Qual a diferença entre First, Second e Third-party data?
A principal diferença está na origem dos dados utilizados. Em virtude disso, eles também vão produzir diferentes impactos.
No Second Party Data, os dados são compartilhados entre duas organizações parceiras. Eles são coletados diretamente pela empresa, assim como First Party. Porém, nesse modelo já existe um acordo pré-estabelecido para essa troca de informações em benefício mútuo.
O Third Party Data, por sua vez, a coleta de dados sobre o consumidor é feita por empresas especializadas: elas obtêm informações de várias fontes e vendem para outras empresas interessadas.
Nessa modalidade, há uma grande quantidade de dados a serem trabalhados. No entanto, eles não são tão confiáveis ou relevantes para as estratégias de marketing de todos os negócios, pois são adquiridos por meio de terceiros.
Como a OPL Digital pode impulsionar os resultados das suas campanhas?
Para usufruir de todas as vantagens dos Dados First Party nas campanhas de mídia da empresa, é indispensável contar com o apoio de ferramentas modernas e específicas para cada canal que você pretende trabalhar.
A OPL Digital ajuda seu negócio nessa missão. Além de um time altamente qualificado, a empresa oferece um leque amplo de tecnologias para alavancar resultados.
Geolocalização, Store Visit, App Behavior, Search Target, Spotify Ads e muitas outras soluções estão disponíveis para configuração de uma estratégia única, com mais inteligência de target e segmentação.
Seja qual for o seu ramo de atuação, utilizar os Dados First Party para desvendar o comportamento do consumidor é sinônimo de eficiência na comunicação e campanhas de mídia com uma performance de excelência.
Gostou do artigo? Agora que você já sabe a importância dos Dados First Party para uma campanha certeira, fale com um especialista OPL e descubra o melhor caminho para fortalecer seus resultados.