Todas as empresas geram dados que podem ser utilizados no futuro para desenvolver projetos, aplicar estratégias de marketing ou tomar decisões conscientemente. Assim, para conseguir armazenar e organizar essas informações, você pode contar com o Data Lake.
A necessidade de guardar em segurança dados de todos os tipos, atrelada à falta de espaço e descentralização, exigiu uma tecnologia com uma infraestrutura capaz de lidar com informações brutas em grandes escalas.
Neste conteúdo, você conhecerá mais sobre o Data Lake e como esse repositório pode proporcionar eficiência ao seu negócio. Continue a leitura!
O que é Data Lake?
O Data Lake é um espaço interno de armazenamento de dados estruturados e não estruturados em abundância, visando centralizar diversos tipos de bases sem tratamento prévio, dispensando um pré-processamento ou análises.
Os arquivos, que podem ser importados em tempo real, podem incluir:
- imagens;
- vídeos;
- planilhas;
- gráficos;
- números;
- tabelas;
- listas;
- textos.
Além disso, os elementos essenciais dessa solução são a migração de dados para um ambiente seguro e a catalogação, que antecede a análise e o funcionamento do machine learning.
Portanto, ao conseguir tirar o maior proveito do potencial do Data Lake, a empresa pode transformá-los em recursos valiosos, como insights de negócios após a realização de relatórios de dados históricos.
Quais são os benefícios do Data Lake?
Promover a implementação do Data Lake pode ser muito vantajoso para os processos organizacionais, uma vez que, além de auxiliar na transformação digital, fornece diversos outros benefícios, como:
- disponibiliza os dados a qualquer momento;
- permite acessos simultâneos;
- oferece compatibilidade com diferentes tipos de informações;
- garante um baixo custo de armazenamento;
- auxilia na previsão de resultados favoráveis;
- melhora as opções de inovação;
- possibilita a segmentação.
Quais são os tipos de plataformas de Data Lake?
Existem diversas plataformas em que é possível implementar o Data Lake, variando conforme as necessidades de cada empresa e dos objetivos associados à migração.
Algumas plataformas são:
Snowflake
Por mais que o Snowflake seja uma plataforma de Data Warehouse em nuvem, é possível implementar uma arquitetura de Data Lake, pois a plataforma consegue suportar tanto dados estruturados como não estruturados.
Hadoop
Sendo uma opção bastante popular, o Hadoop atrai empresas que buscam uma escalabilidade com baixo custo e um alto nível de processamento de dados.
Cloudera Data Platform (CDP)
O Cloudera Data Platform é uma plataforma ampla para análise de dados e Data Lakes, integrando diversas tecnologias, como o próprio Hadoop.
Armazenamento baseado em nuvem
O armazenamento em nuvem é a grande tendência da inovação tecnológica. Além da segurança oferecida e da escalabilidade sem precedentes, o ambiente da nuvem não exige integrações demoradas ou processos complexos.
Quando utilizar o espaço para armazenar dados?
A solução deve ser implementada quando a empresa reconhece que lida com uma quantidade de dados brutos acima do que as equipes operacionais podem organizar sozinhas.
Dessa forma, não é recomendado esperar por um colapso de informações ou uma falha na cibersegurança para pensar nas abordagens do Data Lake. Os dados devem estar armazenados e protegidos desde sua chegada, estando acessíveis no momento em que a empresa precisar tratá-los e analisá-los.
No entanto, vale ressaltar que se seus objetivos estão alinhados ao armazenamento de dados já prontos para uso, é mais indicado o uso da solução Data Warehouse.
Qual é a diferença entre Data Lake e Data Warehouse?
O Data Lake importa e armazena diversos tipos de dados brutos e robustos, que não foram processados, com diferentes origens e finalidades.
Já o Data Warehouse é uma solução para armazenar informações previamente processadas e tratadas. Assim, seu objetivo é entregar informações já prontas.
Enquanto um é um espaço amplo com uma enorme capacidade de armazenamento de vários tipos de dados, o outro armazena menores quantidades de informações limpas e prontas para serem direcionadas ao objetivo.
Portanto, o setor de TI precisa se atentar a quais são suas necessidades e utilizar a ferramenta certa para gerar o melhor custo benefício.
Como utilizar o espaço da melhor forma?
Para utilizar o espaço do Data Lake da melhor forma, é preciso implementar boas práticas integradas de:
- governança;
- arquitetura;
- segurança;
- gerenciamento de arquivos.
Assim, para utilizar o máximo potencial da solução, sua empresa deve estabelecer políticas e procedimentos para a governança de dados, além de desenvolver regras de uso para protegê-los.
Também é necessário se atentar à infraestrutura de TI já existente para que as ferramentas se complementem e trabalhem juntas, evitando ruídos nos processos operacionais.
Portanto, o Data Lake proporciona maior eficiência no armazenamento de dados, com um espaço abrangente e uma tecnologia robusta. Com a solução, é possível manter as informações disponíveis e seguras para uma utilização futura.
Gostou da leitura do texto e quer ficar por dentro das novidades para aprimorar suas campanhas? Acesse nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn.