À medida que o comportamento do consumidor muda, as estratégias de marketing precisam ser atualizadas para a empresa conseguir manter uma comunicação efetiva com a sua base de clientes. É preciso acompanhar todas as tendências de mídia do mercado para aproveitar as melhores oportunidades de crescimento.
Isso garantirá não apenas a oferta de conteúdos relevantes, mas também permitirá que a empresa se faça presente nos canais certos, impactando de maneira significativa os seus resultados.
Veja, no post a seguir, quais são as 6 tendências de mídia em 2023 que vão ajudar seu negócio nessa missão!
6 principais tendências de mídia para 2023
2023 é um ano promissor, cheio de oportunidades para criar campanhas mais personalizadas. Aqui estão as 6 principais tendências de mídia para se seguir.
1. Conteúdos em vídeo
O comportamento do consumidor é algo extremamente dinâmico. Logo, além de serem autênticas e transparentes para construir um relacionamento com a sua audiência, as marcas precisam investir em campanhas de comunicação alinhadas com as preferências desse público-alvo.
Uma das maneiras mais eficientes para fazer isso no mercado atual é utilizar conteúdos de vídeo, especialmente os de curta duração. Segundo levantamento da Kantar IBOPE Media, 98% dos entrevistados assistiram a conteúdos de vídeo no primeiro trimestre de 2022.
Assim, a tendência é que esse tipo de conteúdo receba cada vez mais atenção no plano de mídia das empresas. Inclusive plataformas livres de anúncios, como servidores de streaming de vídeo, estão investindo na estratégia de mostrar propagandas quando o usuário pausa a execução do seu vídeo, por exemplo.
2. Evolução do uso de dados
Outra estratégia que continuará sendo bastante explorada é o uso de dados para construção das campanhas de mídia. Afinal, a análise e segmentação de dados são indispensáveis na preparação das publicidades digitais alinhadas com o perfil e expectativas dos clientes.
A questão é que, com o fim dos cookies de terceiros, agendado para 2024, os profissionais de marketing e empresas precisam encontrar novas soluções para manter o direcionamento personalizado das suas publicidades, sem abrir mão da segurança dos usuários.
Uma das alternativas para essa evolução é experimentar sistemas de segmentação baseados em proxy, publicidade contextual e mídia programática, por exemplo.
3. Divulgação dentro de jogos digitais
A gamificação já é uma realidade explorada por empresas de diferentes áreas, e seguirá firme o seu processo de ascensão em 2023. Por isso continuará sendo uma oportunidade interessante para divulgação de mídia de muitas marcas.
Não é à toa que gigantes desse mercado, como Sony e Microsoft, estão investindo no desenvolvimento de planos para que outras empresas possam anunciar dentro dos seus jogos.
É o que também aponta o levantamento feito pela Xenoss, que revela um aumento de aproximadamente 10 bilhões de dólares na inserção de anúncios dentro dos jogos até 2030.
4. T-commerce
Os aparelhos de TV são, sem dúvidas, uma das maiores fontes de entretenimento dos indivíduos em geral. Para se manter nesse posto, eles também incorporaram importantes funcionalidades tecnológicas, como a conexão com a internet, aplicativos e plataformas digitais.
A partir desse avanço, surge uma poderosa ferramenta de segmentação de mídia para os anunciantes: o T-commerce ou comércio pela televisão. Sabe por quê? A conexão dessas TVs com uma rede web acontece por meio de IPs, que possibilitam identificar os usuários.
O T-commerce permite uma comunicação rápida e personalizada. Por isso, é mais uma das tendências de mídia para ficar de olho em 2023.
5. Uso de marketplace como plataforma de mídia paga
Diversificar a comunicação da marca nos possíveis ambientes em que a sua audiência se encontra, é mais uma tendência de mídia que estará em crescimento em 2023. Com destaque para o uso de marketplace como plataforma de mídia paga.
Hoje, os grandes varejistas do comércio online proporcionam aos vendedores parceiros não só a oportunidade de anunciar na plataforma, como também alternativas personalizadas de impulsionar a visibilidade da sua marca.
É uma estratégia interessante, pois geralmente essas redes de varejo já são consolidadas no mercado, e naturalmente retém a uma parcela segmentada de público. De forma adicional, elas ainda oferecem um caminho extra para que as empresas se destaquem nesta vitrine.
6. Sustentabilidade
Como a evolução no perfil dos consumidores, a busca por produtos, serviços de qualidade ou simplesmente as alternativas de menor preço deixaram de ser os únicos fatores considerados no momento da compra.
A preocupação com a responsabilidade social e ambiental das marcas teve um aumento significativo nas suas campanhas.
Nesse contexto, para não ficar de fora das tendências de mídia em 2023, é importante incluir no planejamento de marketing uma abordagem autêntica sobre esses temas, de forma que a sua comunicação seja motivada e alinhada com os propósitos do seu público.
Ao usar o alcance dessas tendências de mídia para trazer a tona tópicos relevantes para seus clientes, e estabelecer uma abordagem agradável, é possível torná-los mais conectados e satisfeitos com a marca.
Agora que você conhece as tendências de mídia para 2023, aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais, e ficar por dentro de soluções que podem ajudar na sua otimização de resultados. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.