O DMP, ou Data Management Platform, é uma plataforma de gerenciamento de dados que permite interpretar, coletar e organizar informações de diferentes fontes para otimizar a publicidade digital. Neste artigo você vai conhecer melhor essa ferramenta, seu funcionamento e benefícios!
A cada dia, a tecnologia dá um passo adiante e colabora com diversas áreas. Dois dos grandes beneficiados são o marketing digital e a publicidade.
Com essa grande aliada, é possível otimizar campanhas publicitárias, permitindo alcançar exatamente o público que nos interessa sem muito esforço. Para entender melhor como ela pode ajudar a aumentar o poder da publicidade, falaremos sobre DMP, ou Data Management Platform.
Neste post, você descobrirá o que são, como funcionam, quais são suas fontes e todos os benefícios que podem trazer e os principais DMPs da atualidade.
O que é DMP (Data Management Platform)?
Data Management Platform, ou DMP, é uma ferramenta de gerenciamento de dados que interpreta, coleta e organiza informações digitais de diferentes canais. Dessa forma, é possível obter dados sobre o público do nosso interesse, gerando uma audiência mais ampla, para a qual podemos oferecer nossos produtos ou serviços.
O DMP permite a otimização de campanhas de anúncios digitais, já que quanto mais dados temos de nossos potenciais clientes, maior é a probabilidade de conversão.
Quais são as fontes de dados que uma DMP gerencia?
Ao definir o Data Management Platform, dissemos que a ferramenta obtém dados de diferentes canais — e é exatamente isso que o torna tão útil —, pois além dos dados obtidos nesses meios, é possível coletar informações de outras fontes. O DMP pode coletar dados de três fontes diferentes:
1st party data
São todos os dados obtidos nos próprios canais. Por serem dados adquiridos dos próprios clientes, geralmente são mais valiosos. Esses dados incluem as informações que o comprador nos fornece espontaneamente, bem como os dados que refletem seu comportamento no espaço online.
Os canais próprios são:
- sites;
- redes sociais;
- campanhas de marketing por email;
- landing pages;
- CRM;
- aplicativos e dispositivos móveis.
2nd party data
São o mesmo tipo de dados obtidos na 1st party data, mas não são recolhidos nos seus canais, e sim em outros. Em outras palavras, você obtém os dados ao entrar em contato com uma empresa do mesmo segmento que o seu ou de um segmento relacionado que complemente seu negócio.
Por exemplo, se você vende bolas de tênis, pode usar os dados de uma empresa que fabrica as raquetes para esse esporte.
3rd party data
São dados geralmente comprados, procedentes de fontes externas. Normalmente é o tipo de informação mais cara, mas, apesar disso, não possui tanto valor. No entanto, são essenciais quando se busca expandir o público.
Geralmente os dados obtidos são:
- idade;
- gênero;
- estado civil;
- número de filhos;
- área profissional;
- nível de renda;
- interesses;
- localização geográfica.
Uma vez que os dados são obtidos, independentemente de sua origem, são integrados e trabalhados na mesma plataforma.
Como uma DMP funciona?
A DMP executa, basicamente, três etapas que veremos a seguir.
1. Coleta os dados
Como você já viu, os dados são coletados em diferentes canais e podem ser obtidos por meio de cookies ou de formulários que o próprio usuário preenche.
2. Processa a informação
Depois que a plataforma colhe os dados, é hora de processá-los. A ferramenta irá relacionar todas as informações para identificar os vários segmentos de público.
3. Usa os dados para publicidade programática
Publicidade ou compra programática, em suma, é a compra automatizada de espaços para publicidade online. Os dados obtidos pela DMP servem para fazer a segmentação e criar as audiências, dependendo do comportamento e dos interesses do usuário.
Com esses dados, é possível identificar quem impactar, de que forma e por meio de quais canais.
Quais são os benefícios do uso de uma DMP?
Uma DMP pode ajudar, e muito, a determinar audiências com foco na conversão, no entanto, suas vantagens não param por aí. A seguir, mostraremos 5 benefícios que você pode obter usando uma DMP.
Permite fazer publicidade direcionada
A publicidade direcionada a segmentos específicos é muito mais eficaz e um DMP permite a micro segmentação de usuários. Assim, você pode personalizar as campanhas de publicidade ao máximo e, consequentemente, otimizar as conversões.
Otimiza a experiência do usuário
Ao personalizar a interação do usuário com a publicidade, sua experiência melhora consideravelmente, já que apenas serão exibidos anúncios do seu interesse.
Melhora o ROI das campanhas
Quando você obtém uma taxa de conversão mais alta, o ROI diminui automaticamente, permitindo otimizar o orçamento.
Permite implementar estratégias eficientes
Os dados de valor obtidos permitem a criação de novas estratégias em diferentes canais. Estratégias independentes podem ser criadas para cada segmento de público.
Permite gerenciar várias campanhas online
É possível gerenciar mais de uma campanha de publicidade digital por meio de diferentes redes de publicidade.