As redes sociais mudaram como o consumidor interage com conteúdo publicitário, e as empresas já perceberam essa transformação. Métodos tradicionais, sobretudo na TV, estão ficando ultrapassados, e a bola da vez é a aposta em marketing de influência.
Será que a sua empresa está no caminho certo para se beneficiar dessa abordagem?
Para abordar o tema, trouxemos, além de alguns conceitos básicos, a experiência do especialista em marketing digital e CEO da First 4 Digital, Sérgio Tristão, que foi compartilhada em entrevista à Folha de Vitória. Confira tudo neste artigo!
O que é Marketing de Influência?
O marketing de influência é uma estratégia de comunicação que envolve a parceria entre a marca e produtores de conteúdo reconhecidos pelo público — os famosos influenciadores digitais.
A empresa contrata pessoas que trabalham dentro do seu nicho de atuação e possuem autoridade no assunto para divulgar seus produtos ou serviços.
Os influenciadores normalmente têm uma audiência fidelizada e um alto poder de persuasão. Eles conseguem se comunicar de forma clara e entregar valor para seus seguidores.
Por isso, são uma excelente alternativa para atrair, engajar e reter a audiência do negócio. Todo o processo de vendas se torna mais fácil e orgânico quando os clientes já confiam e se identificam com o influenciador que está compartilhando a experiência com a sua marca.
Não é à toa que, segundo a agência global Relatable, oito em cada dez empresas terão orçamento exclusivamente dedicado a esse tipo de marketing. De acordo com um estudo do Influencer Market Hub, uma das referências no setor, apostar em influenciadores traz, em média, um retorno de 7,65 dólares para cada dólar de investimento.
“Observamos que em algum caso esse retorno pode ser ainda maior, porque o impacto é bastante significativo. As empresas sabem que investir em influenciadores e campanhas digitais, a curto prazo, tem trazido resultados mais positivos do que outras formas de marketing”, diz Sérgio Tristão.
Para o especialista, dois fatores são muito valorizados pelas empresas na hora em que querem anunciar seus produtos ou serviços: a espontaneidade dos influenciadores e o storytelling.
Assim, é possível construir uma narrativa que articula todo o potencial da marca de uma forma criativa. “Essas práticas estabelecem uma maior proximidade com os consumidores, especialmente no ambiente digital”, completa Tristão.
Quais as suas vantagens?
As empresas que buscam saber como divulgar uma empresa nas redes sociais estão encontrando agora uma nova ferramenta que vem a ser justamente o marketing de influência. E existem motivos plausíveis para isso.
Confira, a seguir, algumas das principais vantagens asseguradas pelo marketing de influência.
Potencializa o seu alcance
Em plena era digital, o comportamento do consumidor mais do que nunca é influenciado pelos tipos de conteúdos que eles consomem no dia a dia. Dessa forma, uma das primeiras vantagens geradas pelo marketing de influência é o alcance de um público segmentado.
O impacto de qualquer campanha será mais eficiente quando as pessoas estão interessadas no mesmo nicho de atuação da sua empresa. Isso poupa esforços, tempo e favorecem interações mais orgânicas entre a marca e potenciais clientes. Afinal, os influenciadores já possuem uma audiência construída.
Fortalece a imagem da marca
Investir em uma parceria com produtores de conteúdo digital também é uma excelente oportunidade para fortalecer a imagem da sua empresa perante o mercado.
Como mencionado, os influenciadores são uma referência dentro dos assuntos que costumam abordar nas suas produções. Assim, eles também ajudam as marcas a firmarem sua própria autoridade, melhorando não só o desempenho comercial como também a divulgação dos seus valores e missão.
Oferece acessibilidade
No marketing de influência há um vasto leque de influenciadores, que trabalham com diferentes preços e formas de negociação. Portanto, a estratégia se torna acessível para empresas de diferentes tamanhos e orçamentos.
Principais tendências do marketing de influência?
No que diz respeito às principais tendências do marketing de influência, o Instagram seguirá como a rede social mais preponderante (usado por 90% dos influenciadores em campanhas digitais), seguido por Facebook (42%) e YouTube (37%).
Mas, de um modo geral, é preciso se atentar aos conteúdos de vídeo, sobretudo aqueles de curta duração.
Para Tristão, as plataformas de vídeos merecem bastante atenção para os próximos anos. Inclusive já existe toda uma movimentação para que esse tipo de conteúdo receba cada vez mais atenção no plano de mídia das empresas.
“Em muito breve, a audiência do YouTube será maior que a da televisão no Brasil. As empresas que querem se destacar nesse segmento precisam se antecipar a essa tendência, que é mundial”, completa o CEO da First 4 Digital.
Seguindo algumas alternativas para diversificação da sua estratégia, vale a pena prestar atenção aos podcasts, que têm um aumento crescente no número de ouvintes. Somado a isso, as newsletters também serão fortes aliadas para nutrir esse relacionamento entre as marcas e clientes.
Buscando a atenção de empresas, patrocinadores, ou até mesmo um possível retorno à mídia, Tristão já criou diversos projetos para a internet encomendados por celebridades como Guilhermina Guinle, Fernanda Keulla, Mirella Santos e Ceará, Dani Souza e o jogador Dentinho. Juntos, eles somam mais de 160 milhões de visualizações.
“Um dos formatos que mais faz sucesso no YouTube são os reality shows. Um dos braços da empresa é a criação de conteúdo, e desenvolvemos projetos que conectam os influenciadores às marcas. Eles também acabam nos procurando visando um retorno à mídia ou até mesmo atingir um novo público na internet”, conclui Tristão.
Como o marketing de influência impacta o mobile?
O dispositivo celular se mantém como principal acesso à internet para a maioria dos brasileiros desde 2015. É o que aponta a pesquisa TIC Domicílios 2021, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Diante desse panorama, as empresas necessitam, mais do que nunca, criar formas de impactar esses usuários com técnicas e estratégias desenvolvidas para a comunicação por meio dos dispositivos móveis. O que também se aplica ao marketing de influência.
Desde a pesquisa por um produto ou serviço até a finalização da compra, toda a jornada do cliente acontece de forma muito mais fácil e rápida com o mobile. Portanto, as chances de conversão são maiores nesse ambiente.
Quem nunca abriu os stories de um influenciador e acabou comprando, em poucos cliques, o produto que aquela pessoa estava usando ou indicando? Essa é a ideia que reforça a importância do mobile.
Como investir em marketing de influência?
Nessa nova realidade do marketing de influência, a escolha dos influenciadores que darão voz à sua marca deve ser muito precisa. Hoje, com tantas pessoas ingressando nessa carreira, inclusive celebridades, é preciso se atentar ao real custo-benefício desse investimento.
Contar com dezenas de milhões de seguidores ou um grande número de curtidas não significa que a sua estratégia será eficaz. Muitas vezes, influenciadores menores conseguem entregar resultados e engajamentos mais satisfatórios.
Um estudo do Collective Bias revela que 30% dos consumidores são mais propensos a comprar um produto quando ele é recomendado por um influenciador que seja nativo digital, enquanto apenas 3% são mais influenciados por celebridades.
Dito isto, o ponto de partida para obter sucesso com o marketing de influência é ter clareza sobre os objetivos da empresa. Se a intenção é reforçar o branding, divulgar um produto ou gerar leads, por exemplo.
Conhecer o perfil do seu público também é uma peça-chave para o planejamento da estratégia e contratação dos profissionais certos. Apenas assim é possível saber como alcançar e nutrir essa audiência.
“As empresas precisam atingir o seu público-alvo, e ajudamos a encontrar os influenciadores que melhor se encaixam em seu perfil. Nem sempre o número de seguidores ou de curtidas é um requisito preponderante nessa escolha”, aponta Tristão.
Em um mercado cada vez mais competitivo e conectado às mídias digitais, investir no marketing de influência é quase uma condição obrigatória para as empresas que desejam se destacar. Quando bem executado, ele pode trazer grande retorno sem precisar de grandes investimentos.
Gostou de conhecer o marketing de influência? Então aproveite para conferir também o nosso conteúdo sobre a influência do comportamento do consumidor no planejamento das estratégias de marketing.