O trabalho de marketing de uma empresa requer muitos cálculos e estratégias para garantir os resultados esperados. Por isso, além de apostar nas campanhas mais alinhadas para o perfil dos seus clientes, é necessário acompanhar de forma periódica seus desempenhos.
O ROAS é uma ferramenta que pode ajudar bastante nesse processo — otimizando recursos e dados valiosos sobre a sua performance.
Quer entender o que é essa métrica e como utilizá-la a favor do seu negócio? Então, continue a leitura deste post.
O que é ROAS?
A sigla ROAS é a abreviatura do termo inglês Return on Advertising Spend, que significa Retorno do Investimento em Publicidade.
Na prática, podemos definir o ROAS como uma das métricas mais importantes para o departamento de marketing de uma empresa, uma vez que mede a receita atingida a partir de todos os gastos com publicidade.
O ROAS contabiliza tudo que foi gerado em termos de receita, tanto em termos globais quanto nos canais utilizados na estratégia de comunicação do seu negócio individualmente.
Ao pensar em retorno sobre os esforços de comunicação de uma empresa, é comum que muitos gestores se recordem de outro importante indicador, muito utilizado pelo setor de marketing: o ROI (Retorno Sobre Investimento). Mas, atenção! ROI e ROAS não são a mesma coisa.
Enquanto o Retorno do Investimento em Publicidade compreende o investimento em campanhas de mídia, exclusivamente, o ROI é um parâmetro mais abrangente — ele vai contemplar gastos com tecnologia e demais elementos necessários para o bom funcionamento do negócio.
Por que essa métrica é tão importante?
Mensurar resultados é um processo de extrema relevância para otimização de qualquer desempenho corporativo. E as operações de marketing se incluem nessa realidade.
Ao analisar e comparar o sucesso de cada ação de publicidade, os gestores têm uma visão clara do que está dando certo e o que precisa ser reestruturado. Isto é, como produzir campanhas mais certeiras, que contribuam para o aumento dos lucros e eliminação de gargalos.
O ROAS é uma ferramenta que ajuda seu negócio a maximizar a eficiência das campanhas de marketing e o retorno sobre esse investimento em publicidade de uma forma global.
Não é uma métrica que visa apenas aumentar a taxa de conversão ou número de cliques. Seu objetivo é garantir um melhor retorno financeiro aos esforços de marketing.
Como funciona o ROAS?
Como se trata de uma métrica voltada para entender as receitas e despesas com publicidade online de uma empresa, o funcionamento do ROAS pode variar conforme a plataforma em que seus anúncios estão sendo divulgados.
No Google Adwords, o ROAS é representado pelo valor médio da conversão dos anúncios. No Facebook, pode ser aferido por meio dos anúncios individuais realizados por pixel. E assim por diante.
De forma resumida, seu objetivo é fornecer um panorama sobre a visibilidade e a taxa de cliques das campanhas de mídias pagas, ou seja, mostrar se elas estão trazendo lucros.
Ademais, os objetivos e estratégias da empresa devem ser considerados individualmente nesse cálculo. Cada negócio tem suas margens de lucro ideais, e nem sempre o que é vantajoso em determinado caso vai servir para outras realidades.
Como calcular?
Ao contrário do que muitos podem imaginar, o cálculo do ROAS é uma tarefa relativamente simples. Você só precisa dividir as receitas das suas campanhas pelos custos publicitários dos seus anúncios, e depois multiplicar por 100. Como na fórmula a seguir.
ROAS (%) = Retorno gerado pelos anúncios pagos/ Custos publicitários envolvidos x 100
Por exemplo, se a sua empresa investiu R$ 5.000 em anúncios, e ao final dessas campanhas, obteve um retorno de R$ 12.500, basta utilizar a fórmula mencionada e descobrir o seu percentual de ROAS.
Neste caso, a conta seria a seguinte:
ROAS: 12.500/5.000×100 = 250%
Isso significa que seu negócio obteve um Retorno do Investimento em Publicidade de R$ 2,50 para cada R$ 1,00 investido. Quanto maior esse percentual, mais lucrativas estão sendo as campanhas da empresa.
Lembrando que, esse controle pode e deve ser exercido ainda quando as publicidades estiverem em andamento. Assim é possível ajustar as estratégias e maximizar os lucros da empresa.
Como elevar a performance dessa métrica nas campanhas?
Agora que você já entendeu o que é o ROAS e como esse cálculo é realizado, também é importante saber que a performance dessa métrica pode ser aperfeiçoada a partir de algumas boas práticas.
Confira, a seguir, algumas ações complementares que são decisivas nesse processo.
Melhorar a experiência digital
Planejar campanhas de qualidade é essencial para garantir um retorno satisfatório sobre seus investimentos de marketing e otimizar os resultados da empresa como um todo.
Mas esse não é o único obstáculo para conquistar e manter os interesses dos clientes. Melhorar a experiência digital, por exemplo, é um ponto decisivo na corrida pela preferência do consumidor.
O design e a abordagem de uma campanha, somados à usabilidade da plataforma para a qual as pessoas são direcionadas após clicarem em um anúncio são fatores importantes para uma ótima experiência do seu público, e consequentemente, para aumentar o ROAS da empresa.
Criar uma boa segmentação
Criar uma boa segmentação aumenta as chances de sucesso em qualquer estratégia corporativa. Com o ROAS, não é diferente. Você consegue direcionar os anúncios de forma mais inteligente e precisa.
Tom de voz, canais frequentados pelas suas personas e hábitos de consumo. A eficiência da segmentação é a chave para atingir o público certo, no momento mais oportuno.
Portanto, quanto melhor esse trabalho for desenvolvido mais otimizado o direcionamento dos recursos, e também o ROAS das suas campanhas de marketing.
Trabalhar o potencial da lista de retargeting
O retargeting é uma estratégia complementar e de grande importância para suas métricas de marketing. Sabe por quê? Ele fomenta uma alta segmentação dos anúncios, mostrando-os para usuários que de alguma forma interagem com a sua marca.
Seja nas redes sociais, site ou qualquer outro canal digital, a finalidade do retargeting é coletar dados de navegação para que a empresa consiga aperfeiçoar suas ações de mídia e aumentar o ROAS.
Portanto, ao trabalhar com o potencial dessa lista, a empresa consegue redirecionar suas publicidades de maneira extremamente personalizada, baseando-se em dados reais sobre o comportamento dos seus potenciais clientes anteriormente.
Rastrear o tráfego corretamente
Observar o tráfego das diversas opções de canais e plataformas é uma ação com potencial para gerar muitos insights para o negócio. Ele traz informações precisas sobre as fontes de aquisição.
Nesse contexto, rastrear o tráfego corretamente é uma peça-chave para guiar os próximos passos da publicidade de um negócio, sobretudo porque nem sempre o canal que mais gera tráfego é o melhor.
Quando bem executado, esse levantamento de tráfego traz informações precisas sobre as fontes de aquisição e outros indicadores valiosos para um direcionamento certeiro para atrair visitantes qualificados para as páginas da empresa.
Como você pôde ver, o ROAS representa um bom termômetro para o sucesso das suas campanhas de marketing. E, embora não funcione sozinho, ele pode levar análises profundas para tomada de decisões mais assertivas.
O ROAS reflete em um negócio mais alinhado com as perspectivas dos clientes, tornando-o cada vez mais forte e lucrativo.
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