Você já pensou em impactar um possível cliente que está a poucos metros da sua loja com uma oferta e, com isso, estimulá-lo a entrar e efetuar uma compra? Pois saiba que isso é possível com o geomarketing.
Com o geomarketing ou geolocalização, você consegue descobrir uma informação muito preciosa do seu público-alvo: a localização em tempo real. Com isso, pode enviar ofertas, e apostar em estratégias para atrair pessoas e promover sua marca.
Para entender como funciona essa estratégia promissora e descobrir ferramentas para aplicar no seu negócio, continue a leitura desse conteúdo!
Saiba o que é geomarketing e por que apostar nele
O geomarketing é uma ferramenta que usa dados e conexão via internet GPS para coletar dados de localização de pessoas de forma autorizada.
Com base na análise de dados, empresas usam esse recurso para localizar e atingir seu público-alvo com mensagens, conteúdos e ofertas de forma certeira, ou seja, quando a pessoa está geograficamente localizada em um lugar que pode criar uma oportunidade de negócio.
Da mesma maneira, o geomarketing ajuda empresas a entender o comportamento de compra de uma pessoa e os locais que ela frequenta. Isso fornece mais conhecimento sobre o público, seus desejos e demandas, o que se reflete na construção de estratégias ainda mais acertadas para alcançar pessoas na hora e local certos.
Com essa inovação, uma marca é capaz de:
- otimizar campanhas de marketing e garantir que sua informação chegue ao público certo;
- segmentar seu público por região e entender como cada um se comporta, enviando ofertas mais relevantes para cada localização;
- enviar promoções e ofertas de produtos e serviços no timing certo, atingindo a pessoa na hora exata que ela se localiza perto da loja, por exemplo;
- entregar mais relevância para o público. Em um cenário em que as pessoas são constantemente bombardeadas de informações, vale a pena investir nessa tecnologia de modo a enviar suas mensagens para quem está interessado no que você tem a oferecer.
Confira exemplos práticos de ações que usam geomarketing para se inspirar
Se antes o geomarketing offline era usado para mapear tendências e o fluxo de pessoas em um local para auxiliar empresas a identificar bons pontos de venda, hoje, essa tecnologia está mostrando que tem um potencial muito mais amplo. Confira ferramentas de geomarketing que você pode aplicar no seu negócio, a seguir!
Geotargeting
O geotargeting é o exemplo mais conhecido do uso do geomarketing, o qual é a estratégia de segmentar públicos considerando sua localização. Isso possibilita que uma marca envie anúncios para grupos específicos conforme o bairro ou cidade onde estão.
Por exemplo, se você quer divulgar um restaurante na região metropolitana de Belo Horizonte, pode usar geotargeting para garantir que seu anúncio será entregue para moradores da região, e não pessoas que moram no interior ou em outro estado. Com isso, sua campanha tende a ter melhores resultados.
Geofiltros
Essa estratégia está ligada à experiência do usuário e pode ser interessante no reforço da marca. Trata-se da criação de filtros para serem usados em fotos e vídeos personalizados conforme a região da pessoa, via identificação por GPS.
Empresas podem criar seus próprios filtros e disponibilizá-los para clientes usarem no estabelecimento ou durante um evento.
Sites personalizados por região
Muitas empresas investem em páginas diferentes para cada região ou país. Isso permite que elas customizem o conteúdo que será publicado, idioma e outros elementos da página. Dessa maneira, os usuários têm acesso a um conteúdo pensado especificamente para ele, considerando sua localização.
Oferta de produtos personalizada por região
Ao entrar no site ou aplicativo de empresas como Leroy Merlin e Tok&Stok, você recebe um alerta pedindo para confirmar sua localização. Assim como no tópico anterior, esse recurso visa usar essa informação para personalizar preços e ofertas do e-commerce.
Da mesma forma, promoções como frete grátis e outras oportunidades aparecem para determinados clientes conforme o local onde estão.
Geofencing
Essa tática se refere à entrega de conteúdo em tempo real conforme localização e movimentação do usuário. Digamos que a pessoa está dirigindo e usando um aplicativo de mapas.
Na tela, conforme ela se desloca, aparecem notificações sobre notícias, serviços nas redondezas ou cupom de desconto de um restaurante próximo. Isso pode incentivar o usuário a parar e entrar no estabelecimento.
Com a evolução das ferramentas tecnológicas, o geomarketing se torna cada vez mais comum e confiável, de modo que empresas podem localizar o consumidor em potencial na hora certa e no local ideal e, assim, potencializar o resultado de suas campanhas.
Se você gostou do artigo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e colegas nas redes sociais!