É certo que todas as marcas precisam de boas ações de marketing para se destacar no mercado. Assim, para que essas campanhas sejam mais eficazes, você pode utilizar o storytelling.
A estratégia visa se comunicar com o público por meio de uma narrativa construída com a ajuda da criatividade, gatilhos mentais e elementos audiovisuais. Dessa forma, desenvolve-se uma conexão com os clientes.
Neste conteúdo, você entenderá os benefícios e a aplicação do storytelling no marketing da sua empresa. Continue a leitura!
O que é storytelling
Storytelling é uma forma de comunicação em que se cria uma história, expressando ideias e conceitos com o auxílio de recursos diferentes, como:
- literatura;
- música;
- fotos;
- vídeos.
A base da estratégia é a criatividade. Com ela, as marcas podem transmitir suas mensagens de forma imaginativa, contando suas histórias para que os clientes se identifiquem.
Portanto, o objetivo principal é desenvolver uma conexão emocional e profunda entre a empresa e o público.
A importância da estratégia
O storytelling é essencial para as campanhas, uma vez que proporciona a oportunidade das marcas se destacarem. No marketing, gerar identificação é a melhor abordagem que uma empresa pode adotar.
Além disso, ao tornar seu conteúdo mais envolvente com o storytelling, você consegue um engajamento real e orgânico do público. Mensagens criativas chamam mais a atenção por serem autênticas.
As vantagens de aplicar o storytelling
Utilizar o storytelling nas suas campanhas de marketing e branding proporciona vantagens como:
Lembrança da marca
Quando sua mensagem não gera uma conexão, é possível ser esquecida com rapidez. No entanto, criando um conteúdo envolvente, você ganha espaço no imaginário das pessoas. Isso permite que os clientes guardem sua campanha na memória por mais tempo.
Aumento do engajamento
O aumento do engajamento é uma das principais vantagens. Nas redes sociais, por exemplo, apostar em histórias criativas para sua campanha tornará o conteúdo compartilhável, gerando uma maior interação entre público e marca, além de alcançar novas pessoas.
Maior fidelidade do cliente
Implementar o storytelling como estratégia de marketing ajuda a manter os clientes fiéis aos seus produtos. Clientes envolvidos e conectados com a história da marca e seus valores estarão mais dispostos a continuar se envolvendo com ela.
Diferenciação dos concorrentes
A forma mais efetiva de se destacar diante da concorrência é criando conteúdo criativo. Com o storytelling, você pauta suas ações em histórias que geram conexões e ditam sua originalidade na mensagem transmitida e nos produtos oferecidos.
Como aplicar o storytelling em anúncios
Para isso, você pode seguir algumas dicas. Confira:
Conheça o público-alvo
Para começar a usar o storytelling em anúncios, é necessário conhecer e entender quem é seu público-alvo. Isso facilita a criação de mensagens relevantes embasadas em informações reais.
Pesquisas de mercado e formulários de feedbacks são boas opções para coletar dados sobre sua persona.
Identificar a mensagem-chave
Você precisará identificar qual é a mensagem principal que quer transmitir ao criar seu anúncio. Afinal, isso determinará como o enredo será escrito e desenvolvido.
Criar uma narrativa relevante
Construa uma narrativa envolvente e relevante, seguindo as preferências dos seus clientes. Ou seja, vale a pena referir-se a alguma dificuldade que seu público enfrenta ou algum comportamento que ele tenha.
Isso aproximará o espectador da sua história, gerando identificação e desenvolvendo uma ligação entre marca e consumidor.
Seja autêntico
De nada adianta o storytelling sem o uso da criatividade. Portanto, dê prioridade para narrativas autênticas e originais. Nesse momento, vale a pena fazer um brainstorming e abusar das ideias fora da caixa.
No entanto, lembre-se de trazer os valores fundamentais da sua empresa. Assim, você evita se perder no tom de voz e reforça sua identidade.
Para tornar os anúncios ainda mais eficazes, uma boa alternativa é utilizar a mídia programática, um método que usa a tecnologia para comprar, aprimorar e veicular anúncios na internet.
A estratégia ajuda a melhorar os resultados das campanhas de marketing, uma vez que:
- segmenta o target;
- otimiza os custos;
- acompanha os resultados em tempo real.
O storytelling, aliado à mídia programática, consegue elevar a eficácia dos anúncios, evitando o gasto com abordagens pouco relevantes para o público.
Além disso, contar histórias envolventes utilizando elementos audiovisuais é a melhor forma de expressar ideias no mundo dos negócios. Dessa forma, o storytelling proporciona uma publicidade direcionada ao sucesso.
Gostou do conteúdo? Então, acesse nossas redes sociais para não perder as novidades sobre mídia mobile e segmentação de mercado. Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn.