Você provavelmente já sabe a importância de escrever bons e-mails. Esse é um canal de comunicação que serve tanto para nossas vidas pessoais como profissionais.
Mas será que sabe a importância de uma Mailing list e do Mailing Marketing?
Muitas estratégias de marketing digital utilizam o e-mail para atrair o cliente. E, para aumentar a precisão das suas mensagens, é necessário elaborar uma boa mailing – ou lista de endereços de e-mail.
Por isso, vamos focar em como alcançar o sucesso utilizando essa estratégia. Acompanhe todos os detalhes na leitura completa do artigo!
O que é o mailing no marketing?
Independentemente do ramo de atuação da sua empresa, você já deve ter se perguntado: como usar o e-mail numa estratégia de marketing? Ou ainda, como ter um mailing se eu estou começando meu negócio do zero?
São realmente dúvidas comuns, mas bem fáceis de explicar.
Por exemplo: em quantos sites que você já acessou te pediam e-mail para receber um e-book sobre o assunto que você estava pesquisando? Ou quantos te pediram para cadastrar e receber mais notícias?
Esses gatilhos estão espalhados por aí e nem percebemos o real motivo deles existirem: abastecer uma lista de e-mail para utilizar numa estratégia de marketing.
Para entender melhor como o mailing é indispensável para o marketing, é preciso entender um pouco sua definição e origem.
O termo pode ser traduzido do inglês como “enviando uma correspondência” ou ser mesmo uma abreviação de “mail list”, que nada mais é do que a lista de endereços de e-mail.
O mailing sempre foi muito utilizado pela imprensa. Grandes empresas de jornalismo mantinham cadastrados os nomes de outros veículos de comunicação ou mesmo de pessoas relevantes para determinada editoria.
É uma relação completa com nome, cargo, telefone, e-mail, tudo que possa identificar qualquer pessoa para que, depois, possa ser utilizado para a produção ou distribuição de determinado conteúdo.
Essa lista foi “apropriada” pelo marketing, que a utiliza para divulgar ações e captar clientes.
Se antes era mais normal um assessor ou mesmo um jornalista abastecer essa relação, hoje ela é mantida por cadastros online, como já dissemos ali em cima.
Por que você precisa ter um mailing?
O email ainda é o método mais rápido para se atingir o cliente e mais acessível também.
Uma lista de e-mail permite segmentar sua campanha, ou seja, determinar quais potenciais clientes são os mais adequados para a estratégia que você vai adotar.
Isso ajuda a evitar que você dispare mensagens para alguém que não se sente atraído e que possa, por exemplo, deixar de receber seus e-mails – o que é um problema, já que ele poderia estar em uma outra campanha, por exemplo.
Qual a diferença entre mailing e e-mail marketing?
Apesar de algumas semelhanças no nome, e de ambos os conceitos estarem inseridos no universo do marketing digital, mailing e e-mail marketing são duas coisas bem distintas.
Enquanto o primeiro representa um acervo de dados sobre consumidores e potenciais clientes de uma marca, garantindo informações de contato organizadas para suas campanhas de comunicação, o e-mail marketing é apenas uma das estratégias utilizadas para levar suas mensagens até esse público.
Em outras palavras, o mailing é uma ferramenta facilitadora para a execução das ações de marketing, sendo essencial para a estruturação das campanhas em geral, independentemente do canal que a empresa decida utilizar, como WhatsApp, SMS e redes sociais. O mailing é um meio para que as empresas consigam alcançar seus objetivos.
Como criar uma mailing list eficiente?
Agora que você já sabe o que é uma mailing list e como ela otimiza suas ações de marketing, é hora de conferir algumas práticas que vão ajudar no seu processo de criação. Acompanhe.
Invista na segmentação
O termo funil de vendas é bem utilizado no marketing digital. E aqui você deve ter em mente essa proposta. Você deve filtrar os dados de clientes pelos níveis do funil de vendas:
- aqueles que estão conhecendo seu produto ou serviço;
- os que buscam um produto para solucionar um problema que eles têm;
- naqueles em que é possível identificar que seu produto é a solução para o que os usuários buscam.
Bom, você deve estar se perguntando: “como eu identifico isso?”. O conceito de funil de vendas pode te dar essa resposta.
É no tipo de conteúdo que seu usuário consome em seu site e sobretudo a origem de cadastro desse usuário. Por isso, esteja afinado com esse conceito de funil.
Engaje com seus conteúdos
Uma marca bem engajada com seu público consegue reter muito mais essa audiência e despertar o interesse de quem ainda não a conhece, certo?
Nesse cenário, a produção de conteúdos que gerem valor para essas pessoas é a chave para que esse objetivo seja atingido.
Lembre-se de que, além de manter o interesse dessa pessoa com novos textos, vídeos, podcasts ou qualquer outra mídia para que ele lembre de você quando precisar, sua marca precisa mostrar autoridade no assunto que você oferece.
Crie a sua própria lista de e-mails
Você deve ter percebido que há toda uma estratégia na hora de criar um mailing e converter aqueles dados em clientes. E que teoricamente há um caminho fácil de executar essa tarefa: adquirir uma lista por conta própria.
Mas não se engane, essa prática é extremamente perigosa.
Primeiramente, a pessoa não te deu permissão para ter acesso a um dado dela. E ninguém gosta de receber o que não permitiu. Dessa forma, ela possivelmente não tem interesse nos seus materiais, no que você vende ou pode oferecer a ela, e vai mandar seu e-mail para o spam.
Outro fator negativo dessa prática é que os dados contidos nela não são de qualidade.
Certamente, outras empresas interessadas na “facilidade” dessas listas adquiriram uma, mandam suas mensagens e a sua seria só mais uma mensagem na caixa de entrada do usuário.
Quais os principais erros cometidos ao criar uma estratégia de mailing?
Compreender os elementos-chave para aumentar a precisão da mailing list é essencial para efetuar interações certeiras. Todavia, saber o que deve ser evitado também tem um peso considerável no sucesso da sua estratégia. Veja quais são os erros que o seu time de marketing deve evitar.
Não acompanhar a performance da estratégia
O monitoramento periódico de resultados é decisivo para realizar campanhas de marketing bem-sucedidas. Por melhor que tenha sido o planejamento da estratégia, as coisas podem não sair como o esperado durante a fase de execução. E a única forma de verificar esse desempenho é por meio dessa verificação.
Por isso, deixar de acompanhar a performance de mailing é um grande erro. Afinal, as falhas nesse processo repercutem em inúmeras outras ações de marketing realizadas pela empresa.
Deixar de lado a segmentação de leads
Outro erro ao criar uma estratégia de mailing é negligenciar a segmentação de leads. Mesmo dentro de um público previamente definido é imprescindível se atentar às diferentes expectativas dos potenciais clientes.
Na prática, isso significa que suas campanhas vão perdendo a efetividade a longo prazo, pois essas pessoas começam a receber mensagens que não fazem sentido para eles. Além disso, lembre-se que o mercado é dinâmico e é natural as pessoas mudarem seus interesses.
Criar mensagens personalizadas é o segredo para entregar conteúdos mais alinhados com os seus diferentes grupos de destinatários. E se você não segmenta o mailing, a tendência é que todas as demais estratégias de marketing sejam prejudicadas.
Quais as principais ferramentas de mailing do mercado?
Como vimos, o mailing marketing traz impactos significativos para as interações com seus contatos. Mas esse trabalho é ainda mais efetivo quando associado a ferramentas adequadas. Confira, a seguir, algumas delas.
Automação de email
As ferramentas de automação de e-mail são muito úteis para criar e disparar campanhas de e-mail marketing para uma lista segmentada de consumidores ou leads. No entanto, elas normalmente oferecem funcionalidades adicionais que podem ser decisivas para o sucesso das suas estratégias.
Taxa taxa de abertura, porcentagens de clicks e volume de respostas. Essas são algumas métricas com possibilidades de monitoramento e, consequentemente, implementação de melhorias.
Ferramentas de telefonia
Soluções de telefonia também é um recurso atrativo para gerar valor nas suas ações de mailing.
Seja para fazer ligações automáticas, gravar ligações para o aprimoramento das técnicas de venda, disparo de mensagens de texto via SMS ou para análise de dados sobre o desempenho da sua equipe, as automações de telefonia são sempre bem-vindas.
Como a OPL pode auxiliar na criação de campanhas de mailing eficientes.
Para produzir resultados satisfatórios, é imprescindível que a estratégia de mailing seja construída de forma eficaz, levando em consideração a qualidade dos contatos que são captados. E o apoio de uma empresa especializada faz toda a diferença.
A OPL Digital pode te ajudar nisso. A empresa é a maior em mídia mobile no Brasil e conta com soluções de mailing list no seu portfólio. A partir dessa parceria, seu negócio tem acesso às ferramentas necessárias para alcançar seus objetivos e realizar um disparo assertivo.
A OPL tem o que o seu negócio precisa para fornecer dados relevantes sobre usuários potenciais e organizar essas informações de maneira inteligente, aumentando as suas vantagens competitivas.
Um mailing bem executado é sinônimo de vantagens competitivas para o negócio, que passa a abordar seus clientes com mensagens mais coerentes, o que reduz o índice de rejeição das suas estratégias.
Curtiu o nosso post? Então, aproveite para conhecer mais sobre OPL Digital e as soluções personalizadas para sua empresa!